A Criamia foi convidada pelo Sebrae, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Macaé (COMTUR) para desenvolver o Place Branding vocacional turístico e alavancar o potencial da cidade.
A cidade é vista como a “Capital do Petróleo”.
Como recuperar a essência de Macaé enaltecendo-a como um verdadeiro destino turístico?
Um projeto de Cocriação: Place Branding Turístico para Macaé.
Engajando agentes de turismo e população, a Criamia trabalhou para retomar uma conexão com a alma da cidade, respirando a vida das pessoas locais, entendendo a visão do agente de turismo e do turista.Uma imersão completa na cultura da cidade, no lazer, nas alegrias e nas dores.
O projeto contemplou etapas de imersão, estratégia e criação. Diversos workshops integrando gamification, design e metodologias criativas, para desenvolvimento de roteiros, levantamento de desejos, imagens e universo verbal. Um processo de conexão com a vocação turística de macaé, para trazer a cidade a um patamar de desejo.
O resultado passou por conectar a Criamia aos agentes e à cidade, o que além de tornar mais rico o processo, foi um fator determinante para conhecermos mais de 200 histórias e conexões de Macaé em tão pouco tempo. O resultado foi uma identidade visual que representa as cores da cidade, suas texturas, formas, sons e emoções.
O projeto apresenta a história, o valor e o grande potencial turístico da cidade, validando memórias e trazendo o Place Branding como ferramenta estratégica.
Em consequência dessa integração temos uma marca “Macaé do mar à serra” planejada para exaltar as belezas naturais da cidade. Essas belezas fazem a perfeita junção entre mar e serra. Com isso, a serra de Macaé, tão conhecida, principalmente pelo Sana, mas nem sempre associada à cidade, ganha visibilidade nessa Identidade. Por sua vez, a paleta cromática traz tons que remetem à serra, às praias e a toda diversidade cultural e natural que a cidade possui.
Macaé, da Serra ao Mar.